Existe vida após a morte?

Roda das Reencarnações 

Este é o tipo de assunto que tira o nosso sono e ainda causa desconforto e discussão nos mais variados círculos religiosos ou filosóficos.

O que acontece conosco após o último suspiro?

Não importa a idade que você tenha hoje, 15 ou 70 ou até 100 anos, você vai morrer. Não importa sua beleza, seus implantes de silicone, cirurgias plásticas, ou mesmo quanto dinheiro você tem. O corpo físico que nos acompanha hoje um dia vai falir e deixar de respirar. Até onde sabemos, nenhum ser humano conseguiu viver para sempre. A ciência busca a "Pedra Filosofal", a fonte da eterna juventude, mas ainda não encontrou. Em milhares de anos o que os cientistas conseguiram foi dobrar nossa expectativa de vida. Se antes os seres humanos viviam em torno de 30 a 35 anos, hoje já estamos chegando aos 70. Talvez em algumas centenas de anos o ser humano consiga chegar aos 150. Talvez. Mas isso não resolve o nosso problema. Ainda não seremos imortais. Ainda teremos que nos preocupar com o assunto.

Hoje, em todo o mundo, morrerão cerca de 200 mil pessoas. É o equivalente à população da cidade onde eu moro. Significa que uma Santa Maria inteira morrerá hoje. Ou seja, desde que você começou a ler este texto, umas 80 pessoas já passaram desta para melhor.

O que nos deixa mais preocupados é que, exceto no caso dos suicidas, não sabemos quando vamos morrer. Grande parte do nosso tempo é gasto tentanto evitar ou enganar a morte, e não buscamos compreendê-la. Até mesmo a palavra morte já nos causa um certo desconforto, pois não sabemos o que vem depois.

Mas, para melhor compreendermos a vida, é útil compreender a morte.

O homem criou, então, um vasto sistema de crenças, religiões, convicções e pseudo-explicações com objetivo de nos livrar desse medo, de aliviar nossa dor e angústica. Há dois milhões de anos o homem vive tentando aliviar esse medo. Apesar de seus textos maravilhos, prometendo um mundo vindouro maravilhoso, seus padres, pastores, gurus e mestres não conseguiram livrar o homem da angústia de quem em alguns minutos ele poderá não estar mais aqui. A única certeza que continuamos a ter é de que morreremos. O que acontecerá depois ninguém sabe.

Pense. Para 200 mil pessoas a morte se tornará uma realidade ainda hoje. E você, como se sentiria sabendo que é uma dessas 200 mil pessoas? O que mudaria na sua vida? Você acredita em vida após a morte? O que você realmente sabe sobre o que acontece depois da morte? O que você sabe sobre o que não acontece após a morte?

A verdade é que nada sabemos. Temos lindas teorias. Grandes religiões. Vamos reencarnar? Vamos aparecer em outro planeta? Vamos ressuscitar? Apenas teorias! Todas elas baseadas em deuses, religiões, padres e gurus.

O que sabemos sobre a morte é muito básico. Por exemplo: não levaremos conosco nada material. Nosso corpo físico ficará aqui. Coração, cérebro, pulmões, tatuagens, piercings, implantes de cabelo, próteses de silicone, tudo ficará aqui. Depois de algum tempo, o corpo vai virar pó, mesmo que você tenha feito cirurgia plástica com o Pitanguy, vai virar pó. Não importa o que você tenha, carro importado, um fusca, apartamento de cobertura, conta bancária, nada disso você levará. Nem mesmo o seu conhecimento, o que você aprendeu, poderá levar. Se você é um banqueiro, um expert do mercado financeiro, uma raposa da política, um excelente advogado, um médico proeminente, nada desse conhecimento você levará consigo.

Então, se nada do que é físico você pode levar, podemos supor que se algo poderia lhe acompanhar para uma possível vida após a morte é algo imponderável. Podemos chamar de alma, espírito, consciência. Não importa o nome, é só isso.

Podemos contar, então, com apenas duas opções:

  1. Quando morremos acaba tudo; ou,
  2. Continuamos existindo em algum estado de consciência (espírito, alma, etc.).

Não existem evidências que possam comprovar qual destas opções é a mais correta. Alguns de nós podemos afirmar, com base em nossos gurus prediletos, que a opção 1 é a mais correta. Outros de nós, com base em nossos gurus prediletos afirmarão que, com certeza, a opção 2 é a mais correta. Mesmo assim, o que temos são somente incertezas e teorias.

É aqui que a morte apresenta seu problema mais complicado. Se acreditamos que a opção 1 é a correta, viveremos nossa vida de uma forma. Se acreditamos que é a opção 2, viveremos de outra maneira. Pense: se você soubesse com certeza absoluta o que aconteceria a você depois da morte, o modo como vive hoje mudaria?

É certo que não temos essa certeza. O que temos são evidências. Se procurarmos evidências que comprovem ambos os lados, encontraremos sempre. Assim, teremos mais evidências e mais incerteza.

Segundo a opção 1, tudo acaba quando morremos. Deste ângulo, não importa o que você faça, a forma como vive, tudo acabará da mesma maneira. Importa é você viver o seu presente e o seu melhor. Viver a cada segundo.

Eu já soube de histórias de pessoas que quando colocadas frente a frente com a morte, em casos de doenças que matam, onde seu médico disse que lhe restava apenas alguns meses de vida, mudaram completamente sua forma de viver. Inclusive pessoas com crenças bem arraigadas sobre vida após a morte, passavam a viver como se só existisse o aqui e o agora.

Já conheci pessoas, também, que confrontadas com a possibilidade da morte próxima, se voltaram de forma absoluta a cuidar do seu espírito, mesmo que durante toda a sua vida fossem totalmente céticas.

O que ocorre com a maioria das pessoas que acreditam na opção 1 é que elas vivem só pensando no aqui e no agora, só pensam no seu próprio umbigo e como não têm perspectiva alguma de que sua consciência, alma ou espírito sobreviverá e ela nada leverá daqui, ela não se importa com a consequência dos seus atos, nem para si e muito menos para os outros. Por favor, essa é uma generalização. Claro que existem as excessões.

Já as pessoas que acreditam na opção 2 sofrem de outro problema. Elas passam a condicionar sua vida de acordo com o que esperam que aconteça nesse possível mundo vindouro, magnífico e maravilhoso. Elas deixam de viver sua vida para preparar-se para ocupar sua cadeira no céu. Novamente uma generalização.  

O que os dois grupos esquecem completamente é de viver a vida com plena consciência de si mesmos. Não importa o que aconteça a eles após a morte, ou naquilo que acreditam, suas vidas são baseadas na sua idéia sobre a vida após a morte. São guiadas pelo medo.

Quando buscamos viver com consciência plena de nós mesmos e do mundo que nos cerca, podemos oferecer um mundo melhor para aqueles que virão depois, inclusive nossos filhos, que são a única certeza de que há vida após a morte. Nós morremos, nossos filhos ficam. Não importa se somos budistas, católicos, romanos, americanos, espíritas, anglicanos, argentinos ou umbandistas. Não importa se vamos voltar ou não, se vamos ressuscitar, se vamos ressurgir dos mortos. Importa sim o que estamos fazendo aqui e agora com nossas vidas e com nosso mundo. Para fazermos o melhor, temos que ter total consciência de tudo o que ocorre a nossa volta.
O desenvolvimento da sua consciência pode lhe dar muitas ferramentas para entender melhor a vida e a morte, e lhe ajudará a viver o mais inteligente possível. Além de lhe ajudar no caminho da sua vida, ajudará a transcender o medo da morte. Também ajudará a desenvolver a consciência daqueles que estão ao seu redor e isso, fatalmente, lhe ajudará a tornar o mundo melhor.

Lembre-se, estamos vivendo nesse hotel por algum tempo, depois vamos embora, talvez nunca mais retornemos. Se pudermos deixá-lo um pouco melhor para os próximos hóspedes que chegarão e para os que ficaram, teremos cumprido nosso objetivo. Não é porque não vamos voltar aqui que destruiremos o jardim e a mobilha!

Related Posts with Thumbnails

22 Comment(s)

  1. se continuar pensando que o homem é ocentro do universo, que só existe isso aqui! então, você pensa como a grande maioria. Porém,eu ou lhe fazer somente uma pergunta: porque, temos dois olhos, uma boca, dois ouvidos? se pensar no que estou pensando, você realmente ainda não atingiu as estrelas. A consciencia cósmica, meu amigo, que já existe a infinitésimos, foi aos poucos explainando os seus espaços, e domínios,e intrinsecamente uma espécie de ato consciente foi sendo criado. sentidos poderosíssimos, átomos, moléculas etc. proliferando e cada qual desenvolendo os seus núcleos, até, que como um milagre criou-se a vida. você, como todos, somos frutos de uma consciência, portawnto não morreremos nunca, apenas continuaremos a nossa jornada imbutidos no seio dessa consciencia total, sendo que todos os nossos sentidos e outros que não sabemos em vida quais são, estarão muito mais apurados, de acordo com aqs nossas graduais limpezas de consciencia teremos todos, até que atingiremos o grau máximo, a plenitude, queira ou não, esteremos integralizados ao que as religiões chamam de Deus.

    você não sabe de nada | 5/mai/2008 | Responder

  2. Não sei mesmo… ;) E o melhor de tudo: ninguém sabe!

    Julio Cezar | 6/mai/2008 | Responder

  3. HUM….O AMIGO AI EM CIMA, ESSE QUE FEZ ESSE COMENTÁRIO, QUERENDO SER MAIS SÁBIO QUE TODOS, INTRODUZINDO UM CONHECIMENTO E UMA MENTALIDADE ESPIRITA! ESSE ENTRA NA SEGUNDA OPÇÃO DO SEU ARTIGO, ASSIM COMO EU. OPA!!(ECL.7:5 “É MELHOR OUVIR A REPREENSÃO DE UM SÁBIO DO QUE ESCUTAR ELOGIOS DE UM TOLO”. O AUTOR É: REI SALOMÃO E NÃO EU. SÓ REPETI SUAS PALAVRAS). SÓ ACHO ESSE COMENTÁRIO UM POUCO FANÁTICO DE MAIS. E OLHA QUE DIZEM QUE AS PESSOAS DE RELIGIÃO EVANGÉLICA NA QUAL EU APRENDO MUITAS COISAS E CRESCO A CADA DIA, SÃO TODOS FANÁTICOS. ME DESCULPA, NÃO QUERO UMA DISCUSSÃO AQUI. SÓ QUERO FAZER MEU COMENTÁRIO COMO PROPÕE ESSE ESPAÇO E NÃO DIFUNDIR MINHA RELIGIÃO “INDIRETAMENTE”. EU ENTENDI A IDÉIA DESSE ARTIGO E ACHEI MUITO INTERESSANTE, APRENDI A OLHAR ALGUMAS COISAS DE FORMA DIFERENTE E ENFATIZAR A IDÉIA DA MORTE AINDA MAIS. CONTUDO, FORTALECENDO AINDA MAIS MINHA FÉ. VIVO BEM ASSIM, OBRIGADO! POIS JÁ ESTIVE NA OPÇÃO Nº 01, E O RESULTADO COMO VC FALOU NÃO FOI NADA BOM POR ONDE PASSEI…
    MAIS DE UMA COISA EU SEI E ACREDITO: A BÍBLIA.

    ECLESIASTE 7:2 – “É MELHOR IR A UMA CASA ONDE HÁ LUTO DO QUE IR A UMA CASA ONDE HÁ FESTA, POIS ONDE HÁ LUTO LEMBRAMOS QUE UM DIA TAMBÉM VAMOS MORRER.”

    ECLESIASTE 7:3 – “A TRISTESA É MELHOR DO QUE O RISO, POIS A TRISTESA FAZ O ROSTO FICAR ABATIDO, MAS TORNA O CORAÇÃO COMPREENSIVO”.

    MARCOS

    MARCOS RAFAEL DE SOUZA | 18/jul/2008 | Responder

  4. Entre a a opção 1 e 2 ninguem pode fazer escolha alguma…
    As duas escolhas são hipoteses. Qualquer uma delas pode ser certa ou errada. O importante é viver de forma coerente. O que vai acontecer depois ninguem sabe, ninguem pode afirmar ou negar nada. Qualquer coisa que alguém afirmar é pura interpretação pessoal ou conhecimento adquirido de algum livro(que terá a opinião do autor) ou então por fim a opinião de um amigo do professor ou os valores transmitidos pela famila. Enfim se alguém fazer uma das duas opções estará usando o “achismo”. Cientificamente ninguem sabe nada a respeito de como sera depois e qualquer afirmação que alguem fazer não terá valor algum pra mim.

    Fábio Hawerroth | 19/jul/2008 | Responder

  5. não sei se alguem souber me conte

    amanda schlosser | 13/ago/2008 | Responder

  6. Eu tenho certeza que sobrevivemos após a morte do físico oque morre é a carne a alam é eterna.

    Ivan Avivar | 13/set/2008 | Responder

  7. Não acredito em vida após a morte, o melhor é viver intensamente e aproveitar todos os momentos da vida. Viver a cada dia como se fosse o ultimo momento, e depois se eu estiver errado que bom, mais prefiro acreditar que aqui é o unico momento que temos.

    Christian Peterson | 30/set/2008 | Responder

  8. Caros amigos;

    Vocês não enxergam ou não querem enxergar.
    As evidências científicas já existem, basta que vocês procurem.
    As pessoas que vivem,viveram ou ainda vão viver como se não existisse continuadade na na nossa existência ( cuidado não é
    redundãncia, um é verbo e outro é substantivo), terão sérias
    crises de consciîencia como eu. Com o advento da idade o raciocí-
    nio lógico aflora e você começa a questionar e pasmem acaba encontrando respostas por sua conta.
    Acreditem se quiserem, mas é um fato inquestionável a evolução
    do ser humano tanto física como espiritual.Ninguém nasce sabendo,
    adquirimos inteligência com o passar das existências, por isso e
    sómente por isso, existem pessoas mais evoluídas que outras.
    Nós só não vivemos melhor porque devemos evoluir como um todo, e
    não em parcelas.Para encerrar aqui vai a primeira prova da:
    Em 11/2007 faleceu a criança que nasceu sem massa encefálica.Viveu
    durante um ano.Reconhecia à proxímidade mãe assim como sentia-lhe
    o afeto apertando-lhe a mão. Segundo os médicos conseguia ouvir.
    Para encerrar, aí vai uma velha máxima; “como póde um cégo de nascença sonhar se nunca foi-lhe dada a opurtunudade de enxergar,”
    Aceito cr´ticas;

    Luiz

    LUIZ MACHIOLI | 24/out/2008 | Responder

  9. Luiz, nem todo mundo enxerga as coisas como você. As pessoas têm o direito ter crenças diferente das suas.

    A reencarnação é uma “teoria” que sobrevive no âmbito religioso e espiritual e, ao contrário do que você diz, não existe nenhuma evidência cientificamente comprovada da reencarnação e mesmo para os cientistas é uma possibilidade dentro do campo espiritual.

    Nenhum cientista sério escreveu qualquer artigo para alguma revista científica reconhecida mundialmente, comprovando categoricamente a reencarnação. Isso nos leva ao primeiro paragrafo novamente. Cada pessoa tem a sua própria crença e todos nós temos que respeitar.

    Julio Cezar | 25/out/2008 | Responder

  10. Caro Julio Cézar, obrigado pela resposta em alto nível.

    A minha intenção não foi mudar a cabeça de ninguém, apenas contribuir. Não sou fã de religião alguma,apenas procuro
    melhorar como pessoa. O que faço é pesquisar e tirar concluões
    sem deixar me levar por sentimentos. E aconselho a todos que
    usem este raciocínio e fiquem atentos, pois não foi poucas as
    vezes que me decepcionei com as pessoas e até comigo mesmo.
    Com relação a “reencarnação” eu falei em “evolução”, apesar de
    eu achar que existem várias evidências.
    Em breve relacionarei vários autores com estudos científicos “prós e contras” para se quizerem vocês mesmos tirarem suas conclusões.
    Vários artigos vocês encontram na internet.Este assunto já não é
    mais tabú há muito tempo.Para encerrar quem puder me ajudar com
    relatos artigos ou opiniões, por favor!

    Luiz

    LUIZ MACHIOLI | 25/out/2008 | Responder

  11. bom dia eu penso que cada corpo tem um espirito nos cuidamos dele,nosso corpo morre e ele volta pro ceu junto do seu criador que E Deus,
    Sejamos bons uns com os outros pois isto vai pesar na balança um dia.

    Antonio F. Souza | 29/out/2008 | Responder

  12. Caros Amigos, já que ninguém nunca voltou aqui após ter morrido para dar seu testemunho, ninguém tem condições de afirmar nada.
    Isso pelo menos pra mim parece óbvio, portanto não temos muito onde procurar respostas, mas confesso, meus olhos estão bem abertos para vê las caso apareçam.
    Um abraço a todos!

    Luiz F. Silva | 29/out/2008 | Responder

  13. Meu caro Luiz F. Silva, o teu comentário nao tem lógica nenhuma, primeiro nós ao nascer começamos a aprender tudo (só uma hipotese) portanto nao podemos dar algum testemunho e temos que começar a pensar por nós próprios pois senão seremos uns cordeirinhos atrás do rebanho

    patricia | 29/out/2008 | Responder

  14. Amiga Patricia, se você tem uma resposta, por favor apresente, acho que todos gostariam de saber.
    Mas tem que ser algo que possa ser provado, já que teorias e suposições já temos demais.

    Luiz F. Silva | 29/out/2008 | Responder

  15. Está boa a discussão pessoal? Temos que nos lembrar, no entanto, que: “..estamos vivendo nesse hotel por algum tempo, depois vamos embora, talvez nunca mais retornemos. Se pudermos deixá-lo um pouco melhor para os próximos hóspedes que chegarão e para os que ficaram, teremos cumprido nosso objetivo. Não é porque não vamos voltar aqui que destruiremos o jardim e a mobilha!”
    O objetivo do artigo não foi trazer à tona certezas, pois ninguém as tem. O que temos são suposições, baseadas em sistema de crenças diversos que acompanham a humanidade desde que ela tomou contado com o que chamamos de consciência.
    A consciência nos trouxe preocupações acerca do nosso futuro.
    Mas não importa o que diz o seu guru, ou seu pastor, ou o que diz o evangelho dos espíritas, ou o que determina o papa. O que importa, realmente, é como você se sente em relação à sua consciência.
    Pensem nisso!

    Julio Cezar | 29/out/2008 | Responder

  16. Muito interessante o debate, onde a negacao do fato reencarnacao, quando negado e, vem revestido de puro conhecinto dogmatico e nada mais. Continuo de certa forma ancioso para que chegue o dia das Religioes Ocidentais comecarem a usar a propria Biblia para ilustrar de fato que a reencarnacao e o unico caminho do desenvolvimento espiritual.
    O Luiz da Silva diz:”Caros Amigos, já que ninguém nunca voltou aqui após ter morrido para dar seu testemunho, ninguém tem condições de afirmar nada.”

    Interessante a afirmacao, onde a afirmacao e baseada no limite de conhecimento individual de Luiz, e nao sobre Realidade. Sim, quando chegar o momento, o Luiz tambem comecara a ter CERTEZA de que reencarnacao existe para ele, e comecara a depara com acontecimentos que baseara argumentativamente sua certeza. Mas havera nescessidade de esta Buscando Respostas, e nao tendo a Resposta Limitada do conhecimento Ilusorio.

    “Procuras e acharas”, faz parte da busca constante de nosso crescimento espiritual. O Luiz acima usa o Ilusorio saber Intelectual, e pensa ter a resposta certa. Claro que ninguem defenderia uma tese, crenca ou opiniao; sabendo estar errado. Eis a razao de todas Religioes estarem certas, pois afinal, a busca e a mesma; todos estao certos de uma coisa: Jesus e o Caminho para a Salvacao!

    Eu perguntaria ao Luiz simplesmente: Voce tem conhecimento de alguem que apertou a mao de Jesus? Como vc sabe que Ele esteve aqui no planeta? No que vc baseia o seu conhecimento, para Duvidar da Reencarnacao, merece tal questionamento. Por outro lado, caso vc acredita piamente no Evangelho, vc acredita que Cristo-Jesus era CHARLATAO e Mentia? Porque Ele afirmou para Joao que este seria o unico dos Apostolos que “…ainda estaria aqui quando eu voltar…”

    Bom, em caso o Luiz queira confirmacoes sobre a possibilidade ou nao da reencarnacao ser uma realidade.

    Basta despir-se do Dogma, e dos passados conhecimentos, e buscar com Perguntas. Por sinal, no Brasil existe o caso de uma menina que descrevia um tiroteio, e mostrava por exemplo onde foi atingida, tendo a cicatriz no corpo onde configurava a penetracao de uma bala; os pais, por mais que nao acreditavam, acabaram cedendo a ideia de ir ate a Italia e confirmar a existencia dos Predios desenhados pela mesma para descrever o evento.

    Verdade seja dita, “reencarnacao nao pode existir” para os Religiosos convencionais, porque Eles nao Estudam a Biblia, mas sim, sao ensinados a nao aceitar o fato baseado em Versiculos, e nao Capitulos ou Livros da Biblia. Somente a Religioes Ocidentais nao Acreditam em Reencarnacao, mas estes sao os mesmo que nao podem se informarem ou RESPEITAR os tantos outros Livros Sagrados do Mundo. Continuam acreditando que o Mundo era povoado apenas pelos Povos Citados no Velho Testamento; e como os Estados Unidenses com o FOOTEGG( Leia-se; Futebol Americano ou Football) onde usam uma formato de Ovo e denomina de Bola, dao Um Chute e chamam de “Bola no Pe”, e ainda denomina o Torneio Super Ball de Campeonato Mundial. Na minha simples opiniao, sao simplistas, arrogantes ou Ignorantes habitanyes de um Mundinho.

    Pense nisto ai acima.

    Admir Vasconcelos | 30/out/2008 | Responder

  17. Caro Admir Vasconcelos, sei que o que está em questão não é o comportamento de cada um mas, você não é um cara muito objetivo.
    Admir, quando eu, você ou qualquer pessoa faz uma afirmação, defende um ponto de vista, estamos baseando em nosso conhecimento individual, não dá pra ser diferente, do contrário seríamos com papagaio que repete o que ouve.
    Quando digo que ninguém pode afirmar nada, eu sei que existem dúvidas,perguntas sem respostas e um montão de gente dizendo: olha, eu já ouvi isto, já ouvi aquilo, já li a bíblia.
    eu também já ouvi dizer muita coisa e já li a bíblia e acho que pode haver reencarnação que pode haver vida após a morte ou pode não haver nada disso, é um fato inegável e a única certeza é que não temos certeza de nada quando o assunto é este.
    Portanto, caro amigo Admir Vasconcelos vamos nos preocupar em viver intensamente, curtir a família os amigos, dar aquele abraço na esposa nos filhos e dizer que os ama, porque de uma coisa todos temos certeza, um dia saberemos o que acontece, isso eu afirmo.

    Luiz F. Silva | 30/out/2008 | Responder

  18. É bastante comum se ouvir comentários de que quem morre não volta. Em torno desta assertiva, muitos ousam afirmar que, portanto, ninguém tem certeza se há mesmo algo para além deste mundo.

    Estão equivocados, contudo, os que assim pensam e se expressam. Os Espíritos retornam, sim, depois da morte física, para atestarem o seu amor aos que deixaram na Terra.

    Ou para dizerem da sua dor, do seu arrependimento por algumas atitudes tomadas, enquanto estavam por aqui.

    Você pode pensar que tudo isso é somente uma questão de crença.

    Mas, não é verdade. Se você é cristão, deve recordar que o nosso Mestre e Senhor deu a maior prova de que se pode retornar após a morte.

    Enquanto entre os homens, Ele, certo dia, subiu ao Monte Tabor e ali, ante os apóstolos Pedro, Tiago e João, conversou com os Espíritos materializados de Moisés e Elias.

    Ora, Elias era um profeta que morrera há muitos séculos. Moisés, da mesma forma.

    Portanto, eram Espíritos que ali se manifestaram, conversando com Jesus.

    Depois da morte na cruz, Jesus se apresenta para Maria Madalena, no Jardim de José de Arimatéia.

    Ela O reconhece como sendo o seu Senhor. E, sai, feliz, para a cidade, a fim de contar a novidade para os amigos do colégio apostólico.

    No caminho de Emaús, dois discípulos encontram um estranho que segue com eles. Conversam a respeito dos últimos acontecimentos de Jerusalém.

    A prisão do Mestre, o julgamento arbitrário na calada da noite, o suplício, a morte na cruz.

    O estranho lhes fala e os elucida a respeito de coisas que não haviam entendido.

    Quando chegam ao seu destino, convidam-no a ficar com eles. Afinal, desce a noite.

    Durante a refeição, ao partir o pão, eles se dão conta que aquele é o Mestre que voltara do vale da morte.

    No cenáculo, Jesus aparece aos apóstolos reunidos. Identifica-se: Sou Eu, não temais!

    Fica com eles. Conforta-lhes os corações.

    Aparece e desaparece, muitas vezes, em lugares totalmente fechados.

    Em outro momento, os aguarda na praia. Orienta-os no rumo da divulgação da Sua doutrina.

    Depois de quarenta dias, aos olhos de uma quase multidão de 500 pessoas, Ele desaparece.

    Mais tarde, apareceria presente outra vez, no caminho de Damasco, para o jovem de Tarso.

    Não somente aparece. Mas indaga e orienta a Saulo acerca do que deve fazer.

    E, ainda, apareceria ao velho apóstolo Pedro, na Via Ápia, na manhã de luz, a caminho de Roma.

    Aonde vais, Senhor? Indaga o velho apóstolo.

    Eu vou para Roma, Pedro, para tornar a ser crucificado. Vou para ficar com os meus, desde que tu os abandonas.

    E Pedro, envergonhado, volta para o cárcere, entregando-se voluntariamente, a fim de morrer, pouco tempo depois com heroísmo.

    Ora, se nosso Modelo e Guia tantos exemplos deu de que o Espírito vive e retorna após a morte física, que desejamos mais para crer?

    * * *

    A morte não é o fim. É a continuidade da vida em outra dimensão.

    Você pode não crer e achar que está certo.

    Ou você pode pensar a respeito e concluir que racionalmente assim deve ser.

    Somente não negue aos amores que partiram a sua certeza de que eles continuam a amá-lo, além das fronteiras da vida física.

    Pense nisso!

    MFS | 30/out/2008 | Responder

  19. Eu continuo acreditando que vocês ainda estão com dificuldades de se libertar de qualquer pensamento externo e ouvirem suas próprias consciências.

    Será que é impossível esquecer, mesmo que por alguns minutos, o que dizem os livros sagrados, o que dizem os pastores, os padres, o papa, o guru e buscarem em suas consciências o que faz sentido para vocês? Sem citar longas passagens bíblicas ou sutras ou mantras, só o que as consciências de vocês dizem.

    Nunca faltaram dogmas religiosos, nem livros, nem gurus que reafirmassem isso ou aquilo. Mas dogmas religiosos e livros foram escritos por pessoas como nós, que também tinham dúvidas. E gurus também são pessoas de carne e osso, embora tentem passar um ar de sabedoria e divindade, são carne e osso e neste momento um deles pode estar morrendo e se perguntando: será? hehehehehe

    Não precisamos citá-los, nem citar a bíblia, nem o livro sagrado dos indianos. Precisamos, simplesmente, ouvir nossas consciências.

    Talvez, se vocês conseguissem tapar os ouvidos para o que vem de fora, pudessem ouvir a voz da consciência e ver o que faz sentido para você. Mas sem comparar com nada do que vocês já cansaram de ouvir o líder espiritual falar.

    Tentem, pode ser uma bela experiência.

    Julio Cezar | 30/out/2008 | Responder

  20. Luiz,
    em primeiro lugar vc afirmou o seguinte:
    “Mas tem que ser algo que possa ser provado, já que teorias e suposições já temos demais.”

    Em seguida afirma para mim o seguinte:
    “Quando digo que ninguém pode afirmar nada, eu sei que existem dúvidas,perguntas sem respostas e um montão de gente dizendo: olha, eu já ouvi isto, já ouvi aquilo, já li a bíblia.
    eu também já ouvi dizer muita coisa e já li a bíblia e acho que pode haver reencarnação que pode haver vida após a morte ou pode não haver nada disso, é um fato inegável e a única certeza é que não temos certeza de nada quando o assunto é este.”

    Muito interessante seu esforco em argumentar contra o que vc escolheu nao acreditar por razoes dogmaticas, e tentar impor seus limites aos outros.
    Mas ai reside a questao em que vale a pena ser debatido.Nao seria termos cuidado em afirmarmos coisas como vc afirmou se so tem conseguido com as leituras de tudo que diz ter lido, ah, e tambem ouvido, passar a repetir como “papagaio”, e nao ter ainda pensado em fatos do cotidiano, onde poderia facilmente ja haver formado uma opiniao propria?
    Sim, porque pouco importaria que alguem escrevesse lhe dando certeza de haver reencarnacao; continuaria ocorrendo com vc o mesmo descrito acima com suas proprias palavras.

    Concordo com vc quando diz:
    “Portanto, caro amigo Admir Vasconcelos vamos nos preocupar em viver intensamente, curtir a família os amigos, dar aquele abraço na esposa nos filhos e dizer que os ama, porque de uma coisa todos temos certeza, um dia saberemos o que acontece, isso eu afirmo.”

    Porem, ai reside o maior problema dos Terricolas; onde ainda nao perceberam que aqui estamos em espirito, vivendo uma “Experiencia Humana”, e quando acontecer o que vc afirma saber que acontecera? Vc tera colaborado com o desenvolvimento Espiritual Proprio e daqueles que estao a sua volta? Vc realmente curtiu tudo de que possivel ser curtido para o aprendizado Espiritual nao haver nescessidade de se repetir?

    Bom, os exemplos que citei antes da garota que havia falecido na Italia, e reencarnou no Brasil e claro que nao sou Eu ou a Patricia; porem opinei baseado em sua opiniao relatada a a Patricia, como se de fato nao haveria como acreditar em Reencarnacao.
    O Julio Cezar passa uma opiniao valida, quando diz para ouvirmos a nossa conciencia.
    Alem disto, ha outras oportunidades de desenvolvimentos, tais quais:”Regressao de Memoria”, Experiencia Extra Corporal, entre outras… Mas nenhuma das que conheco podem serem realizadas como Curiosidades sem Sinceros e Disciplinados estudos.
    Inclusive, o maior obstaculo para a aceitacao da nescessaria disciplina e reconhecer a nescessidade de haver reencarnacao, e exatamente a Prisao Exercida pelas Doutrinas que fizeram de Jesus um Cristo que foi criado perfeito. E para justificar, criaram o Mito do “Aceitar Jesus como Salvador”, e nada ser nescessario fazer por nos mesmos.

    Basta querer saber, e vc sentira por vc mesmo, uma vez que ouvir e ler, sempre sera opiniao alheia. So nao fica bem afirmar como vc fez, baseado em seus proprios limites e percepcoes.

    Quando lemos ou ouvimos, devemos usarmos tal interacao para sensibilizar nossa capacidade de extrairmos experiencias proprias, e assim formarmos nossas opinioes.
    Argumentar que nao cremos em algo que esta em constante manifestacao a nossa volta, e sendo experimentado por outros, simplesmente por nao querermos mudar de opiniao, deveria ser suficiente para nao optarmos por opinar em grupos de debates.

    Nada pessoal,
    Admir Vasconcelos

    Admir Vasconcelos | 31/out/2008 | Responder

  21. Tudo que disse é minha opinião própria, e é claro fundamentadas em conhecimentos adquiridos nesse mundo, como qualquer pessoa.
    Uma pessoa pode ser convicta de algo, mas sua convicção não serve de regra para a verdade.
    Pensam que eu não gostaria de ao final desta vida passar pra uma outra e continuar vivendo de alguma forma?
    como já disse não estou convicto de nada a esse respeito, mas acho muita coisa só não saio por aí dizendo “achismo”.

    Luiz F. Silva | 1/nov/2008 | Responder

  22. Ola Luiz,
    claro que o “achismo” nada mais e que opiniao de uma mente confusa.
    O que vc acha que ou nao, torna se sentimentos causados por discordar ou concordar com opinioes e teorias alheias. Nada a ver com experiencias proprias ou busca da reflexao.
    Dai a razao de ser arriscado fazer afirmacoes sobre o que os outros devem acreditar, baseando se para isto em nossas proprias duvidas, ou Dogmas que foram programados e gravados em nossas conciencias.

    A sua “opiniao propria” nada mais e na realidade, que expressao de conhecimentos adquiridos???!!! Bom, existe conhecimento e sabedoria.
    A humanidade terricola e prisioneira do conhecimento passado, impostos religiosamente por um Imperio estabelecido durante o periodo dos anos 325 DC, e que imprimiu um conceito criminoso desconhecido para a maioria dos seres deste planeta.

    Sabedoria e limitada, e eis a razao que poucos conseguiram ate hoje entender a expressao de Socratis:”…So sei que de nada sei…” O que sabemos pode ser melhorado ou renovado por novos conhecimentos. O que experimentamos torna se de maior impacto em nossas vidas, por ser uma realidade vivida, e portanto, serve se de base solida para nossa caminhada na conviccao indubitavel e inquestionavel… Dai, a Sabedoria, uma vez experimentado ou testemunhado de fato, torna se Sabedoria e nao conhecimento.

    O Fato da Conviccao alheia nao servir de “Regra para a Verdade”, voce esta certissimo. Muitos estao convictos por exemplo, de “ser o CO2 emitidos pelo Progresso Industrial, o responsavel pelo aquecimento Global”. Portanto, devido tal Conviccao e Propagandas, poucos conseguiram perceber nas apresentacoes de Al Gore, que esta fazendo uma grana fantastica (propagando tal Estupidez), onde ele depara com o grafico da Temperatura Subindo, antes da linha do Gas apresentar maior Indice na Escala. Porque a maioria nao ver? Por causa da Conviccao e do conhecimento que vem sendo programado a aceitar como FATO REAL.
    O Conhecimento e importante, quando fazemos deste, a base de nossos proprios Experimentos, donde saira nossa Sabedoria.

    Assim e a razao da Pobreza no Planeta atualmente. Tudo tem Ciclos, e tudo pode ser observado. O que melhor adquire Sabedoria deixa na poeira a pobreza desnecessaria, os que vivem dos conhecimentos alheios, repetem e vivem o que a Midia e os Autointitulados Autoridades condiocionam a a Eles. A Riqueza de conhecimento resume se no “achismo” e ate determina a “Conviccao como Regra” imposta a a sociedade; porem a sabedoria encontra certeza da Liberdade de Progredir sempre sem os limites das Duvidas.

    So nao devemos como lhe afirmei antes; seguir os que opinam, ou opinar com base no “Achismo”. Dai a razao de que opinei sobre suas afirmacoes anteriores. Claro que todos vivemos dentro dos Limites de nossos Conhecimentos! So nao devemos Opinarmos contra as manifestacoes alheias, caso nao tenhamos algo a acrescentarmos, se nao o nossos proprios Limites de conhecimentos sobre o tema.

    Por outro, quando vc diz: “Uma pessoa pode ser convicta de algo, mas sua convicção não serve de regra para a verdade”. Uma pessoa pode ser Ignorante das Leis, mas nem por isto estara isenta da Aplicacao destas mesmas Leis que Ignora.

    So para ir um pouquinho alem do que vc conhece aqui; a Reencarnacao e uma Lei Universal, ainda pouco Divulgada, e portanto pouco entendida e refletida sobre. Reencarnacao vc nao e para ser Vista, mas Experimentada, assim como a Atracao(Karma), Gravidade… E muitas outras Leis que Deveriam ser estudadas por todos nos. Claro que assim como a Algebra e um sujeito impossivel de ser assimilado por um aluno primario, a tendencia seria este, dentro de seus Limites Matematicos, Ignorar e negar a possibilidade de aplicacoes.

    Quantas vzs ouvimos de alunos dizerem que certas materias nao faz sentido de serem aprendidas nas escolas? realidade e, que a escola tem como base Ensinar as Materias, mas ao Ensinar, causar o despertamento da Capacidade de Aprender. Ou seja, nao devemos ter a escola como mais do que, Um ambiente para Aprendermos a Aprender!Dai saindo, continuarmos nossa jornada do aprendizado. ouca um pouco de Musicas de Raul Seixas, Ze Ramalho, Ze Geraldo, Bubusca(Um Deus Vagabundo), e muitos Livros que poderia relacionar los aqui, porem, de nada adiantaria, caso vc nao tenha o habito de ouvir musicas, que no treinam a aprendermos a ouvirmos do Exterior, para assim ouvirmos o que e conhecido como nosso Interior. Dai, quero afirmar que, nao basta Lermos e Escutarmos; devemos refletirmos e Ouvirmos.
    Pode parecer estranho a sugestao Musical, porem ha inumeros Compositores e Grupos Nacionais e estrangeiros, que trazem este despertar nos Seres “…que tem Ouvidos para Ouvir”. Reflita quando Ouvir Ze Ramalho-Vida de Gado, Raul Seixas-SOS…Entre outros estrangeiros Led Zepplin-Stairway to Haven. E mais, muito mais… Na Verdade a Busca e de cada um, portanto, sem a arrogancia de querer impor o “Achismo” que Despresa a Busca. Opiniao deve ser Formada com base em Experiencia e Reflexao, nao em transmissao de Opinioes alheias, so isto.

    Sinceramente,
    admir Vasconcelos

    Admir Vasconcelos | 1/nov/2008 | Responder

Comentrios encerrados.